Uma tecnologia que facilita o processo de gestão do rebanho leiteiro pelos produtores e agentes de extensão rural, o aplicativo Roda da Reprodução. Com um toque na tela do celular é possível ter acesso a vários recursos que informatizam a gestão. São várias funcionalidades que facilitam o dia a dia do pecuarista. Por exemplo, agenda para cadastro dos animais e controle de ocorrências, realização de buscas entre os bovinos cadastrados e compartilhamento das informações por e-mail ou programas de mensagem instantânea.

O aplicativo reproduz, em meio digital, o quadro físico usado no campo para acompanhar o ciclo de reprodução do rebanho, desde o momento da cobertura ou inseminação artificial da novilha até o parto. Criado com base nos padrões de usabilidade da Google, a Roda da Reprodução é simples de ser usada e funciona no sistema Android, permitindo integração de dados com outros sistemas.

Além de melhorar a gestão do rebanho leiteiro, a ferramenta pode ampliar o interesse dos jovens pelas atividades de pecuária leiteira com uso de tecnologia, apoiando a sucessão familiar na atividade rural.

Fonte: Embrapa