Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dow AgroSciences Brasil é finalista no Agrow Awards 2017

A Dow AgroSciences Brasil está entre as finalistas do renomado prêmio Agrow 2017 com os projetos “Cada Tomate Conta – Movimento Contra o Desperdício” na categoria de melhor campanha de marketing, e “Programa de Boas Práticas Agrícolas – Expedição Agricultura Para a Vida”, na categoria de melhor programa de boas práticas agrícolas. Os vencedores da premiação serão conhecidos durante a cerimônia que ocorrerá no dia 30 de outubro, em Londres.

O “Movimento Contra o Desperdício” foi idealizado pela Dow AgroSciences a partir de um encontro dos especialistas da companhia com produtores de tomate, quando foi percebido o prejuízo econômico ocasionado pelas perdas dos frutos. “No momento em que fizemos a conta, percebemos que um único tomate desperdiçado por planta pode resultar na perda de 55 caixas por hectare. Ou seja, facilmente esse número pode chegar a mais de uma tonelada de tomate que pode ir parar no lixo. Algo inadmissível. Diante deste cenário nada sustentável, temos trabalhado com os agricultores e eles se convenceram de que o desperdício ‘dentro da porteira’ realmente é muito alto, e o prejuízo é maior do que o contabilizado até então”, explica André Baptista, gerente de marketing para hortifrúti da Dow AgroSciences Brasil.

A fim de evitar as perdas dentro das propriedades rurais, a Dow AgroSciences propôs aos distribuidores participantes do “Movimento Contra o Desperdício”, que revertessem parte das vendas do inseticida Delegate® em doações, como forma de repassar os frutos salvos “dentro da porteira” em uma ação social. “O ‘Movimento Contra o Desperdício’ permite que o agricultor ganhe duas vezes: primeiro, porque o Delegate® ajuda a proteger a lavoura, pois melhora a produtividade/ rentabilidade. E segundo, porque dá a ele a oportunidade de contribuir com a sociedade, ajudando a uma instituição social com os ‘frutos salvos’. A ideia deu tão certo que quando apresentamos o projeto para comunidades, ele teve adesão imediata de diversos grupos agrícolas, sindicatos rurais e associação de produtores”, afirma Baptista.

Segundo o executivo, dentre os desafios que a agricultura enfrenta hoje está o de “produzir mais e melhor, de forma que seja uma atividade sustentável, protegendo os cultivos, obtendo rentabilidade e produtividade, e, consequentemente, contribuindo para diminuir as perdas e auxiliar o produtor rural na missão de seguir alimentando o mundo com muito mais qualidade e tecnologia. O conceito do ‘Movimento Contra o Desperdício’, que surgiu da campanha ‘Cada Tomate Conta’, pode ser aplicado para qualquer cultura. Por isso, a relevância desta ação social e a nossa alegria ao receber este importante reconhecimento do Agrow Awards”, conclui.

Já o programa de Boas Práticas Agrícolas, com a “Expedição da Agricultura para a vida” é um projeto itinerante que promove o treinamento de profissionais da agricultura. O principal objetivo é disseminar Boas Práticas Agrícolas junto a um público tecnicamente qualificado (engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e consultores), levando conhecimento aprofundado sobre Manejo de Plantas Daninhas, Manejo Integrado de Pragas, Segurança do Trabalhador e Tecnologia de Aplicação de defensivos agrícolas. Esses pontos reforçam o comprometimento da companhia com a sustentabilidade do agronegócio, preservação do meio ambiente, segurança do trabalhador e produtividade do agricultor.

O projeto foi lançado no fim de 2016 e leva conhecimento técnico a todo o Brasil através de um caminhão itinerante, que já percorreu diversas cidades brasileiras, somando mais de 27 mil km. Neste ano, o projeto “Expedição da Agricultura para a vida, treinou cerca de 1000 pessoas e teve grande aceitação, tanto em função do formato diferenciado quanto do conteúdo apresentado pelos profissionais do meio acadêmico e pesquisadores da companhia que ministraram os treinamentos. Em 2018, ampliaremos essa iniciativa percorrendo novos municípios e estados do Brasil, com o objetivo de levar informações relevantes, atualizadas e regionalizadas sobre temas que são tão importantes para a sustentabilidade do agronegócio. Com essa indicação ao Agrow Awards, temos a certeza de que o projeto faz a diferença e por isso é tão reconhecido”, afirma Ana Cristina Pinheiro, coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences.

Fonte: AI