O ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) Gustavo Diniz Junqueira é o novo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na gestão do governador eleito de São Paulo, João Dória. De vínculo familiar histórico com a agricultura, Junqueira é produtor de cana de açúcar, soja e pecuária de corte em São Paulo, Minas Gerais e no Pará. Natural de Orlândia, interior paulista, trilhou uma carreira sólida no mercado financeiro, em transações de fusões e aquisições, além de estruturação de operações para captação de recursos de empresas de médio e grandes portes.

 Para assumir a pasta, Junqueira deve reavaliar sua participação como sócio-diretor da Brasilpar Investimentos, empresa de assessoria financeira, e sua presença como conselheiro em assentos dos conselhos de administração da Rumo, principal companhia ferroviária da América Latina, e das empresas Eztec Construtora e Moinho Paulista.

Com a indicação, João Doria traz para o Governo de São Paulo um executivo com estreitas relações empresariais e financeiras no Brasil e na comunidade internacional, para abrir oportunidades de negócios para o agro paulista, considerado hoje um dos mais sofisticados do País. “O mundo do agro tem na pessoa do Gustavo Junqueira uma jovem e renomada liderança”, disse o futuro governador.

Em sua carreira, destaque para sua liderança na presidência da SRB, a mais antiga e tradicional entidade representativa do agronegócio, no período entre 2014 e 2016. Na sua gestão, priorizou fortalecer a imagem e a reputação do Brasil no mercado internacional e a presença do País em importantes debates em fóruns mundiais de discussão.

Também aproximou a entidade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil), dos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, para trabalhar na cooperação de acordos técnicos do Brasil e outros países. Ainda sob sua gestão, a entidade liderou o ingresso de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a decisão que veta a venda de terras para estrangeiros no Brasil. Na ocasião, o então dirigente destacou a necessidade de fazer do Brasil uma das principais rotas para investidores internacionais. 

Nesse sentido, como secretário, Junqueira planeja incorporar na administração pública uma visão moderna, favorável à livre iniciativa e que transforme o Estado de São Paulo em uma plataforma de atração de novos investimentos e aplicação de tecnologias e inovação para o desenvolvimento do setor. Para ele, um dos maiores desafios da pasta será o avanço nas iniciativas de conciliação da produção agrícola e preservação ambiental, com fortalecimento das regras do Código Florestal, que prevê a preservação de 20% a 80% de áreas verdes localizadas em propriedades rurais. “Gustavo Junqueira conhece bem os desafios para a agricultura brasileira. Confiamos que sua nomeação trará ainda mais oportunidades para a agricultura paulista”, afirma Marcelo Vieira, presidente da SRB.

Fonte: SRB